sábado, 14 de janeiro de 2012

DEDUZIR, INDUZIR e ESPECULAR, ou ENJAMBRAR

Por jlcaon@terra.com.br 120114020713

Na Internete, há um Dicionário Informal http://dicionarioinformal.com.br/enjambrar/ onde aparecem termos que os dicionários canônicos não registram ou registram com acepções somente consagradas há muito tempo e não recentemente.
Por exemplo, o termo “enjambrar” é desperdiçado pelo Aurélio e aproveitado por Houaiss embora sem se ater ao uso corrente dos falantes. , No Dicionário Informal aparece uma noção: “consertar algo ou solucionar um problema prático de forma inusitada”. Ex: Ele colocou um Bombril na antena para melhorar a imagem da televisão. Ele ejambrou a situação.”
Associado à noção de “gambiarra” também se encontra: “Fazer algo não padrão, provisório, improvisado.”
O site http://pt.wikipedia.org/wiki/Gambiarra traz uma extensa exposição para o termo “gambiarra”.
Atenho-me ao significado de gambiarra, também presente em “enjambrar”, indicando "improvisação" para os brasileiros e “extensão ou ramificação de luz” para os portugueses. Nós conhecemos essa extensão de luz eletréica pelo nome de “gato”, termo registrado por Houaiss.
Significando improvisação, gambiarra aponta para essa inclinação típica brasileira conhecida como jeitinho brasileiro. Poder-se-ia empregar o verbo “engambiarrar”, mas, o que mais eu ouvi e ouço éi “enjambrar”. Há também bricolar, bastante empregado entre os brasileiros, termo que abrasileira o verbo francês “bricoler”. Mas, “enjambrar” é de longe o mais mais popular.
Pesquisadores, sabemos que metodo de pesquisa implica “deduzir”, “induzir” e “especular”. Ora, “enjambrar” é como uma expeculação ou experimentação manual feita ao deus dará para ver no que vai dar. No depois, no après-coup, vai-se ver o que foi que se fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário