quarta-feira, 17 de novembro de 2010

As idades segundo Dante Alighieri

Dante Alighieri, “Convivio”, Trattato Quarto, Paragrafo XXIV, 01-06.


 
.01 – Retornando ao assunto, digo que a vida humana se reparte em quatro idades. A primeira se chama Adolescência, isto é, “acréscimo de vida”; a segunda se chama Juventude, “idade que pode ajudar”, isto é, capaz de dar perfeição e, assim, entende-se que ela é perfeita, pois que ninguém pode dar aquilo que não tem; a terceira se chama Senetude; a quarta se chama Sênio, assim, como foi dito acima. =[O termo “sênio” vem do latim, “senium”. Está registrado no dicionário Caldas Aulete.


.02 – Ninguém duvida da primeira, todavia, qualquer informado sabe que ela dura até o vigésimo quinto ano. E sabe que nesses vinte e cinco anos, nossa alma tende ao crescimento e ao embelezamento do corpo, é o tempo em que muitas e grandes modificações aparecem na pessoa, as quais a parte racional não pode discernir bem. Por isso a Razão quer que, nessa idade, o homem não possa fazer certas coisas sem curador de em idade já provecta.


.03 – Na segunda idade, que é verdadeiramente o cume de nossa vida, o número de anos é diversamente contado por muitos. Porém, deixando de lado aquilo sobre o que escrevem os filósofos e médicos e, raciocinando com minha própria cabeça, digo que, na maioria das pessoas, essa idade começa aos vinte anos, pois que aos vinte anos todos podem gozar de pleno juízo. A razão que invoco funda-se no ponto mais alto de nosso arco de vida que é 35 anos. Assim, essa idade tem iguais anos de subida e iguais anos de descida. A subida e a descida encontram-se nas pontas do arco, onde há pouca flexibilidade. E assim a juventude termina aos 45 anos.


.04. E assim como a adolescência compreende os vinte e cinco anos que precedem a subida da juventude, assim também, a senetude, agora em descida, sucede à juventude. E assim a senetude se acaba aos 70 anos.


.05 – Mas, visto que a adolescência não começa no início da vida, entendendo-a pelo modo que se diz, mas, a partir do oitavo ano após o nascimento. E porque nossa natureza se esforça na subida e se refreia na descida, e visto que o calor do corpo perde impulso e se enfraquece e o esfriamento aumenta (não em quantidade, mas em qualidade, de modo a se evaporar e a consumir menos), acontece que, ainda depois, a senetude perdura em nossa vida, talvez em quantidade de dez anos ou pouco mais ou pouco menos. E essa idade se chama sênio.


.06 – Por isso, vemos que Platão, que pôde ser classificado como homem de ótima constituição física, tanto na estatura como na fisionomia, (fato que Sócrates percebeu à primeira vista), viveu 81 anos, conforme é atestado por Cícero em Sobre a senetude. E eu acredito que se Cristo não tivesse sido crucificado e se tivesse vivido pelo espaço de vida que a natureza o dotara, ele teria chegado aos 81 anos de vida mortal antes de se ter transformado eternamente.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário