terça-feira, 30 de novembro de 2010

O retorno a Freud de Jacques Lacan agora é nosso retorno a Jacques Lacan

O retorno a Freud de Jaques Lacan agora é nosso retorno a Jacques Lacan.




Jacques LACAN, "A Coisa freudiana ou o sentido do retorno a Freud em psicanálise" (Conferência, Viena, 7 de novembro de 1955), in Escritos (1966), p. 405-406: "Como poderia faltar-nos esse sentido, quando ele nos é atestado na obra [de Freud) clara e mais orgânica que há? (...) "Quem não se comoveu, dentre os técnicos de disciplinas alheias à psicanálise que levei a ler esses textos, com essa investigação em ação - seja a que ele nos faz seguir na Traumdeutung, seja a da observação do "Homem dos Lobos" ou de Para-além do princípio do prazer? Que exercício para formar espíritos, e que mensagem à qual emprestar sua voz! Que controle, também, do valor metódico dessa formação e do efeito de verdade dessa mensagem, quando os alunos a quem vocês as transmitem trazem-lhes o testemunho de uma transformação, às vezes sobrevindos da noite para o dia, de sua prática, simplificada e tornada mais eficaz antes mesmo de se lhes tornar mais transparente.

"Seria impossível eu lhes oferecer uma exposição extensa desse trabalho na palestra que devo à amabilidade do prof. HOFF estar-lhes fazendo neste lugar de dileta memória, que devo à concordância de minhas visões com a do dr. Dozent ARNOLD, por ter tido a idéia de produzi-la perante vocês, e que devo às minhas relações excelentes e já antigas com o sr. IGOR CARUSO, sabendo a acolhida que ela teria em Viena.

“Mas tampouco posso esquecer os ouvintes, que devo à com¬placência do sr. SUSINI, diretor de nosso Instituto Francês em Viena. E é por isso que, no momento de chegar ao sentido deste retorno a Freud que professo aqui, tenho de me perguntar se, por menos preparados que estejam os especialistas que me ouvem, não corro o risco de decepcioná-los.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário