quinta-feira, 26 de maio de 2011

quando o que é objetivamente desafio pode ser vivido subjetivamente só como ameça.

A revista popularesca Psychology Today, http://www.psychologytoday.com/blog/the-big-questions/201105/thriving-under-criticism traz umas linhas sobre 'criticism", isto quer dizer, crítica, substantivo, para nós brasileiros.
Crítica positiva muitas vezes não é outra coisa senão elogio, encômico, puxa-saquismo, louvor, adulação, etc.
A crítica negativa honesta ou não, pode ser recebida como desafio, mas também como ameça.
E quando é vivida preponderantemente como ameça, essa não deixa de ser estupim capaz de incendiar outras ameças, frequentemente nada objetivas.
O sujeito então não somente vive objetivamente em tormentos, mas, passa a se atormentar com esses tormentos.
Ingênuo seria Sartre se ele acreditasse que quando diz que "o inferno são os outros", esses outros fossem os semelhantes, os sócios, os próximos.
Esses outros SÃO OS OUTROS DA GENTE MESMO, na maioria das vezes.
E pior ainda, quando esses outros da gente mesmo operam inconscientemente, feitos eríneas e não eumenides (como diriam hoje pós-freudianmanete os helenos) ou feitos demônios e não anjos da guarda, como podem dizer hoje também pós-freudianamente os cristãos e congêneres.
Esses "outros de nós mesmos", glória da literatura fantástica, cujo triunfo se iniciou no século XIX, contitnuam e continuarão a alimentar os escritores e, sem dúvida, os divãs dos psicanalistas.
Os que vivem de mal-estar com a psicanálise como essa brasileira glosadora da francesa que também glosou os críticos do comunismo, Simone Perelson (doutora como eu por Paris VII, que aparece como psicanalista, com ou sem prática clínica?) ou Janer Cristaldo, que mais canta de galo do que galo é, mais padeceriam de seus outros ou realmente sabem de que estão falando? É gracioso ler e acompanhar o que eles escrvem ou falam sobre os livros negros da psicanálise (os próprios deles, certamente continuarão em segredo, pois, não seriam sequer submentidos a nenhum divã?): http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4782034U2 - http://cristaldo.blogspot.com/


http://www.psychologytoday.com/blog/the-big-questions/201105/thriving-under-criticism

Nenhum comentário:

Postar um comentário