sábado, 19 de novembro de 2011

El vin del Caon que cura qualquer caonite (em um quarto de mil palavras, como aconselha Carlos Fernando Karnas)

El vin del Caon cura de qualquer caonite

Por jlcaon@terra.com.br



O sufixo –ite, de origen grega, significa inflamação: bronquite, apendicite, gastrite, caonite. Caonite, inflamação mental, é doença, “malatia” como se diz em vêneto, que não se encontra na lista das doenças médicas. Caonite não passa de uma inflamação mental. Os que dela padecem ou padeceram referem ardências no rosto e especialmente nos olhos; fisgadas relampejantes no interior do crânio; tremuras generalizadas, calorões, etc. Esse mal-estar nunca vem acompanhado de febre, às vezes, sim, de palpitações e nó no gogó.

Conheci os primeiros portadores desse mal: eram colegas de escola. Depois, houve outros na Universidade e também ainda os há no campo profissional. Porém, nunca me dera conta que até gente Caon veio a padecer e alguns ainda padecem de caonite.

Alguns desses pacientes relatam que caonite é como lepra. Uma vez contaminado, o sujeito não se livra tão facilmente. Há pacientes, inclusive da gente Caon, que acham que fui eu que passei a caonite, essa lepra terrivelmente incapacitadora, mutilante e limitadora.

Todavia, o Estafermo, meu amigo filosofante, me esclareceu sobre esse embroglio e mal-entendido.

Perguntou-me: “Será que alguém transmite lepra sem ser leproso?”

Respondi: “Certamente que não.”

Estafermo: “Você já sofreu ou está sofrendo de caonite”?

Respondi-lhe: “Nunca sofri. Nem de joselite nem de luizite.”

Então, Estafermo, meu alter ego filosofante, me ponderou: “É impossível que alguém transmita lepra se não for leproso. Caonite é mal que se contrai por si mesmo. Não dá febre. Conheço alguns doentes de caonite que se trataram e ficaram bem. Mas, não digo o nome.”

Eu curioso: “Mas, como é que conseguiram? Com que remédio eles se curaram?”

Estafermo: “Com el vin del Caon”.

Cá comigo com meus botões e borbotões: “Deve ser por isso que eu nunca contraí a caonite, pois sempre tomo umas boas taças do el vin del Caon.”







Nenhum comentário:

Postar um comentário