sábado, 3 de dezembro de 2011

Caminheiros e caminhoneiros de Antônio Prado

Caminheiros e caminhoneiros de Antônio Prado do Sul




Por jlcaon@terra.com.br



Penso eu que, até agora, Antônio Prado do Sul, não fez justiça aos caminhoneiros que, com os próprios caminhões e caminhadas, ressuscitaram Antônio Prado.

E o mais sábio dos caminhoneiros antoniopradenses foi aquele que escreveu no pára-choque traseiro do próprio caminhão: “Visite Antônio Prado antes que desapareça!”. Isso foi bem recordado por Terezinha de Oliveira Buchenbuan em http://tede.ucs.br/tde_arquivos/1/TDE-2010-12-23T114102Z-411/Publico/Dissertacao%20Terezinha%20de%20Oliveira%20Buchebuan.pdf

Aquele brado de caminhoneiro encontrou os antoniopradenses espalhados pelo mundo, aqueles cuja infância se iniciara no cristianismo fundamentalista da Idade Média que ainda anima muitos antoniopradenses do Sistema Católico Romano.

Um desses mestres do cristianismo medieval é incontestavelmente Dante de Alighieri que, certamente, ainda hoje, viveria de cristianismo, pois que dele sabe mais do que muito católico clericado, quase nada esclarecido.

Creio que o Caminhoneiro algum dia – Antônio Prado vai trocar o canhão, essa carcaça caquética e cacaréquica? – vai ser homenageado no lugar dessa insignificância instalada na sala de visita do município.

Conta-se que nosso Caminhoneiro, em suas viagens dantescas, teria se encontrado com Virgílio e Dante no portal do Inferno, como se lê no Canto 03, do Inferno da CoMMedia, onde estão os dizeres: “Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate".” Cf. http://www.italica.rai.it/scheda.php?monografia=dante&scheda=dante_inferno_iii

Ele não os acompanhou. Voltou. Trouxe a placa do Portal do Inferno. Apagou os malogrados e desesperançados dizeres e escreveu: “Visite Antônio Prado antes que desapareça”.

Os nascidos lá, agora espalhados pelo mundo, como eu, estamos acreditando que é fora de Antônio Prado que lhe vem a salvação. Tenho dito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário