quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Assim como a fonte da religião difere da fonte da moral assim também a fonte da ética difere da fonte da moral?

Ética da psicanálise por Lacan


jlcaon@terra.com.br 120119030507

   S07-24 de 06jul1960: Resumo das quatro proposição de Lacan: “Não poderás não desejar o objeto a pequeno e não tomarás em vão esse objeto a pequeno”.



   "A única coisa da qual se pode ser culpado é de ter cedido de seu desejo."

   "Em segundo lugar, a definição do herói – é aquele que pode impunemente ser traído."

   "Em terceiro lugar, isto não está absolutamente ao alcance de todo o mundo, e é a diferença entre o homem comum e o herói, mais misteriosa portanto do que se acredita. Para o homem comum a traição, que se produz quase sempre, tem como efeito o de repeli-lo de maneira decisiva para o serviço dos bens, mas com a condição de que ele não reencontrara jamais o que o orienta verdadeiramente nesse serviço."

   ''Enfim, o campo dos bens, naturalmente que existe, não se trata de negá-los, mas, revirando a perspectiva que aqui lhes proponho, quarta proposição – Não há outro bem senão o que pode servir para pagar o preço ao acesso ao desejo -, na medida em que esse desejo, nós o definimos alhures como a metonímia de nosso ser. O arroio onde se situa o desejo não é apenas a modulação da cadeia significante, mas o que corre por baixo, que é, propriamente falando, o que somos, e também o que não somos, nosso ser e nosso não-ser – o que no ato é significado, passa de um significante ao outro da cadeia, sob todas as significações."

2 comentários:

  1. Gostaria que desenvolvesses:
    -é aquele que pode impunemente ser traído;
    -( a traição )efeito o de repeli-lo ( ao herói ) de maneira decisiva para o serviço dos bens.
    Saudações
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. o traído se aburguesa, se recua? a exceção (heróica) é aquele que não se abala com ser traído... Difícil, ainda mais com toda balela religiosa de "irmãos" e fidelidades... Será que herói rima com herege?

    ResponderExcluir