segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Leituras e leituras cada uma com suas especificidades e dificuldades

Leitura de escritura fonética, musical, alfanumérica




Por jlcaon@terra.com.br 120123040215



CONSULTA:
Sirvo-me de três expressões: 1) leitura de escritura fonética (a que estás fazendo); 2) leitura de escritura alfanumérica (algébrica); 3) leitura de escritura musical. Há outro termo para "musical"?
O ritmo da leitura de escritura fonética é praticamente equânime; da leitura alfanumérica costuma ser mais lento e cheio de paradas; da leitura de escritura musical é doido. Fica impossível ler ocularmente o que está escrito.
RESPOSTA:
O termo seria "leitura de partitura". Há outras formas de se representar música em papel: cifra, tablatura... ou "leitura de cifra", “leitura de tablatura". A leitura de partitura é a mais complexa de todas, por ser multi-dimensional. Precisa-se ler ritmo, alturas, articulações, etc., e fazer sem erros é muito difícil, requer treinamento especializado. A professora Elda Pires é especialista nisso, entre outras coisas.
Acompanhar na partitura a audição, "audição com partitura" difere da leitura de partitura com os olhos, feita pelo sujeito ao virar a página para o instrumentista. Tem que saber a hora certa de virar a página, sem tira o olho do papel. Se marcar o tempo corretamente, não tem como se perder. Há ainda os desenhos rítmicos e melódicos de uma partitura: são sinais macroscópicos de orientação para quem está acompanhando. As partituras que mais confundem são as de grandes orquestrações, com muitos instrumentos e freqüente mudança de página. as partituras que mais confundem são as de grandes orquestrações, pois cada sistema tem muitos instrumentos, e vira-se a página muito seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário