domingo, 29 de janeiro de 2012

Partindo da teoria ingênua dos conjuntos, segundo Halmos...

 <摼ů>Lógica do pertencimento e da inclusão em teoria dos conjuntos (01)


Por jlcaon@terrra.com.br 120129050112

Posição 01: A definição enquanto narração descritiva da prática imediata em que estamos envolvidos é enjambração e bricolagem. Enquanto tal é contribuição original e singular.

Posição 02: O ponto, em geometria, e o conjunto, em matemática, são noções intuitivas. Então, ao invés de repetir definições, descrevemos as ações que estamos a fazer ou que podemos fazer com nossas intuições.

O conjunto nos faz pensar em pertencimento e em inclusão,mas são noções bem diferentes. O conjunto tem elementos discretos, pontos, que lhe pertencem. Quando um conjunto, por sua vez, é conjunto de outro conjunto, então, ele não PERTENCE, mas, ESTÁ INCLUÍDO no outro conjunto.

PERTENCIMENTO é coisa de elementos em relação a conjunto. INCLUSÃO é coisa de conjunto em relação a outro conjunto.

IGUALDADE é o símbolo “=”. Para Robert Record (1557) não pode haver duais coisas mais iguais que um segmento de linha sobre outro.

Dois conjuntos são iguais se e somente se eles têm o/s mesmo/s elemento/s. Já que o conjunto vazio não tem elemento, então, não podem existir dois conjuntos vazios. Mas, podem existir dois e infinitos conjuntos unitários. , Dois conjuntos são iguais se determinados por igual extensão, ora, conjunto vazio não tem extensão, logo, não podem existir dois conjuntos vazios.

PROBLEMATIZAÇÃO: Duas hortas, uma de 12 canteiros com 6 hortaliças em cada canteiro. Outra de 8 canteiros com 9 hortaliças em cada canteiro. Matematicamente são duas hortas iguais. Mas, economicamente são iguais?

Um comentário:

  1. Duas hortas, uma de 12 canteiros com 6 hortaliças em cada canteiro. Outra de 8 canteiros com 9 hortaliças em cada canteiro. Matematicamente são duas hortas iguais. Mas, economicamente são iguais?

    Depende da conjuntura..

    ResponderExcluir