quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PRIMUM VIVERE, DEINDE PHILOSOPHARI (primeiro viver, em seguida filosofar)


Primum vivere, deinde philosophari


Por jlcaon@terra.com.br - 120111020416





Conhecemos os sinais abandonados na estrada pelas equipes descuidadas.





   Esses avisos têm sentido e utilidade enquanto as equipes dos trabalhadores estão operando. Depois da tarefa pronta, tornam-se inúteis e enganadores.
   Assim é o pensador que pensa sem o contexto de vida em que vive. Não eram assim Sócrates, Platão, Aristóteles e tantos de quem conhecemos um pouco a filosofia de vida deles e a vida filosófica em que viveram. Kant, Heidegger, Wittgenstein, Stein, na maior parte do tempo, são exemplo desses filósofos cuja vida é sua filosofia e cuja filosofia é sua vida.



   É assim esse conhecimento das placas de beira de estrada, como um conhecimento filosófico sem o saber filosofante: além de inútil, é enganoso. Desse conhecimento filosófico insípido, como o conhecimento dessas placas de estrada abandonadas, se pode dizer que é um conhecimento tal que com o qual ou sem o qual a estrada continua tal e qual.
   Recusando o saber do conhecimento filosófico, os oficiantes desse conhecimento buscam o sabor, ao invés do saber, nas vaidades que as burocracias - entre elas as mais bem-sucedidas, as academias - sabem muito bem administrar.
   Lemos e estudamos as vidas de Kant, Wittgenstein, Heidegger? A vida desses pensadores é a filosofa deles.

    Hay hombres que de su ciencia
    Tienen la cabeza llena;
    Hay sabios de todas menas,
    Mas digo sin ser muy ducho:
    Es mejor que aprender mucho
    El aprender cosas buenas. (Martin Fierro)

    Science sans conscience n'est que ruine de l'âme. (Rabelais)


Nenhum comentário:

Postar um comentário