domingo, 15 de janeiro de 2012

Uma quase alegoria

O escritor profissional e o escritor amador


Por jlcaon@terra.com.br 120115030114

   O escritor profissional é o escritor que escreve para o leitor que lê e o escritor amador é o escritor que escreve para o leitor que escreve.
   Escritor que escreve para leitor que lê é como jogador de futebol profissional: pratica para outros que não praticam.
   Escritor que escreve para leitor que escreve é como jogador de futebol amador: pratica com outros que praticam.
   Escritor amador tem interlocutores: os escritores amadores.
   Escritor que escreve para o leitor que lê não tem interlocutores. Tem leitores e para ter mais leitores, dá entrevista nas mídias. Assim, torna-se mais notado e mais depressa conhecido do que o livro que escreveu.
  A era internética permite que os escritores amadores se carteiem por emeils. Os escritores profissionais não têm tempo para isso. É quase impossível encontrar o e-mail de escritor profissional.
  Neymar, Dilma, Lya estão nas mídias, mas, quem está nas mídias não são eles, pois que continuam nas mídias falando até depois de mortos. Diz Augusto Comte: "Os vivos =[leia-se “viventes”] são sempre cada vez mais comandados pelos mortos".
  Engano, mestre Comte. Há tempo se sabe que os viventes são sempre cada vez mais comandados pelos mais vivos =[leia-se, “espertalhões”].
  Atualmente, os escritores profissionais têm mais fãs e devotos que leitores. Os escritores amadores, como leopardos, caçam com leopardos, jamais com hienas. Essas, também nas mídias, assistem a caçadas e, podendo, devorariam não só as presas caçadas pelos leopardos, mas também os caçadores.

http://www.youtube.com/watch?v=okKgRQFrgvg

2 comentários:

  1. Abordagem ótima e instigante. Mas, e o escritor que escreve para o leitor que lê e para o que escreve? O que pratica para outros que não praticam e para os que praticam? Em que manada se insere esse, que produz e persegue novos formatos na alquimia das palavras? Qual o cenário desse que elege a palavra, nela se esgota e ao mesmo tempo reinventa e elabora criações em busca da obra que esteja liberta das temáticas modistas e passageiras eleitas pelas editoras?
    Carlos Fernando

    ResponderExcluir
  2. There's shocking news in the sports betting world.

    It's been said that every bettor needs to look at this,

    Watch this now or quit betting on sports...

    Sports Cash System - Automated Sports Betting Software

    ResponderExcluir